Olá pessoal, aproveitando a estreia de Jurassic World nos cinemas e os vinte e dois anos da estreia do primeiro filme da franquia resolvi hoje fazer uma resenha especial, portanto a resenha de hoje será do livro: O Parque dos Dinossauros de Michael Crichton.
Confesso que eu não sabia da existência desse livro até eu assistir o vídeo Você Não Sabia? - Jurassic Park e assim que eu soube fui logo atrás de sua leitura.
Lançado em 1990 O Parque dos Dinossauros se passa em uma época em que a engenharia genética estava crescendo e muitas empresas investiam nesse ramo, até que a empresa multinacional InGen, fundada por John Hammond, começa a fazer experimentos com reconstrução de DNA, e é assim que ela consegue reproduzir dinossauros vivos. Dada essa façanha Hammond tem o intuito de construir um parque tendo como atração principal os dinossauros onde pretende atrair turistas de toda a parte do mundo.
Porém uma série de incidentes envolvendo ataques e mortes de pessoas na Isla Nublar por animais estranhos (nesse caso os dinossauros), chamam a atenção não só dos residentes, mas dos investidores de Hammond que começam a se questionar se realmente é seguro abrir o parque. Para acalmar seus investidores Hammond chama o paleontólogo Alan Grant, a paleobotânica Laura Dern, o matemático Ian Malcolm (importante dizer aqui que Ian Malcolm acredita e afirma que o paque não dará certo e para explicar seu ponto de vista ele utiliza a teoria do caos que rege toda a história), o advogado Donald Gennaro e seus netos Tim e Alexis Murphy para que possam avaliar e serem testemunhas de que o parque será seguro.

E é após esses acontecimentos que começamos a acompanhar a história em dois lados: Grant e os netos de Hammond, que se perderam do grupo durante o ataque do Tiranossauro Rex, em sua tentantiva de encontrar o caminho de volta ao complexo central, e a administração central do parque em sua luta para tentar restaurar a energia e o controle do parque. Outros cenários também são envolvidos no meio, como por exemplo, dois raptores clandestinos em um barco com destino a civilização e os raptores que são uma ameaça, pois além de serem muito inteligestes estão se reproduzindo e se espalhando pela ilha.
O Parque dos Dinossauros é um livro surpreendente, intenso e com uma maior participação dos dinossauros, se comparado ao filme. A descrição dos ataques é incrível e te faz ter arrepios ou sentir nojo, a narrativa em si as vezes chegava a ser um pouco cansativa ou descritiva demais, mas garanto que vale muito a pena a leitura. Michael Crichton criou uma fantástica obra com esse livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)