quarta-feira, 8 de abril de 2015

Resenha: Amigas para sempre

   
Hoje, eu veio trazendo a resenha de um livro que eu li a quase seis meses. E por incrível que pareça, levei esse tempo todo para conseguir colocar no papel um pouquinho do que eu achei/senti lendo esse livro.





Sinopse:

Amigas Para Sempre - Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.


   Eu sempre tive uma vontade imensa de ler os livros da Kristin Hannah e quando surgiu a oportunidade de ler esse livro no grupo livro viajante do skoob eu agarrei completamente e não me arrependo, pois esse é um dos melhores livros que já li.
De uma maneira muito simples Kristin Hannah começa o livro narrando a adolescência dessas duas personagens, Tully e Kate, que tinham tudo para nunca se conhecerem, mas que acabaram entrando, de uma maneira inesperada, na vida uma da outra.



   Os primeiros capítulos que vão narrar a adolescência e o começo da vida adulta delas acabam levando os leitores a revisitar suas próprias lembranças dessa época. A autora cria um senário que é comum a todos, expondo experiências e medos que todas nós passamos.
   Logo, vamos acompanhando o crescimento delas, o amadurecimento, então vamos vendo onde o caminho dessas duas, que era o mesmo, começa a diferir. Aqui a personalidade de cada uma delas começa a se desenhar bem, elas começam a fazer realmente suas próprias escolhas, mesmo que demore um pouco mais para Kate sair da asa de Tully.
   Muita gente classificou o livro como cansativo, contudo a despeito das belas 446 páginas o livro em nenhum momento me cansou. Ele não tem ação, nem mistério, nem um mega romance, nem comédia, nem um dramalhão, nada disso. Porém, ele consegue ter todos esses elementos à medida que vai narrando a vida dessas duas mulheres corajosas e donas de uma personalidade singular, porque na vida de todo mundo irá ter todos esses elementos em um dado momento.
   Esse livro vai contar uma história de amor, mas não uma história de amor qualquer, não. Ele vai contar a história da forma mais verdadeira de amar, a amizade. O amor muito mais que fraterno que Tully e Kate compartilharam. E uma coisa eu afirmo: é impossível não se ver ou ver uma das mulheres que compõe sua vida – mãe, irmã, prima, amiga, vó, sogra, cunhada, tia – na pele de Tully ou de Kate, não reconhecer os dilemas, as aflições, as ambições, as escolhas, os medos e tudo mais.
   É um livro lindo em sua totalidade, que vale a pena insistir na leitura mesmo quando, ou se, alguma hora ela tornar maçante. É um livro cheio de significados, sem contar que a escrita de Kristin Hannah é sem igual, ela consegue que você mergulhe para dentro do livro e sinta empatia verdadeira pelos personagens.
   E apesar da minha resenha ter centralizado nas personagens principais o livro vai trazer outros personagens que vai ser delicioso conhecer. Afinal, Amigas para sempre vai contar anos da vida dessas mulheres, então muita gente e muitas situações vão acontecer.
   Contudo, para aqueles que são mais propensos às lágrimas dou uma dica: prepare o lenço de papel. E não, você não irá chorar o livro inteiro, mas você vai chorar uma hora, não digo quando. E a grande traição?! Eu imaginava que era uma coisa e foi outra, não tente especular.
   Esse livro tem uma continuação que eu ainda não li, tenho medo de me decepcionar, pois eu amei demais esse. Mas desse ano não passa. Ademais, recomendo a leitura dessa bem escrita história.

   E minha nota? 
   Se tivesse dez estrelas eu daria, mas só posso dá cinco. 

3 comentários:

  1. Eu devo confessar que tinha um pouco de preconceito com esta autora de tanto que eu via os livros dela a venda em supermercados, bancas de jornal e afins. Mas um dia eu li Jardim de Inverno dela por intermédio do livro viajante também. E quase desidratei de tanto chorar. E apesar de não ser realmente alta literatura, é um entretenimento.
    Uma dica: espere até as emoções deste primeiro livro se acalmarem. Não é legal ir com muitas expectativas para uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agora quero ler Jardim de Inverno, mas acho que vai demorar um pouquinho. Tenho sempre medo das expectativas, principalmente com continuações.

      Excluir
  2. Natali...garota quase gritei qndo vi sua resenha. Foi exatamente assim que me senti!!! Não conseguia falat sobre o livro, só sentir. Foi intenso e lindo demais Tambem imaginava outra coisa à respeito da grande traição e - graças aos céus - me surpreendi.
    Quanto a continuação. ..morria de medo de me decepcionar. Li um Chick-Lit pra quebrar o clima e depois peguei o Por Toda a Eternidade. É lindo, Natali. E termina..perfeito. Leia, você não vai se arrepender!!! E se ainda não leu Jardim de Inverno, pegue seu lencinho. É incrível! ! Favoritei os três! ! Kristin é diva! ♡

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)