terça-feira, 18 de agosto de 2015

Resenha: Ser Clara


Como começar a falar de Ser Clara? Primeiramente vou destacar que esse chick-lit divertido foi escrito por uma escritora brazuca: Janaina Rico.
Ela ambienta toda a trama de Ser Clara em Brasilia. É essa cidade que é o lar de Clara, nossa protagonista louquinha que vive inúmeras aventura durante a história.
Clara é a caçula de três irmãs, professora de português, que com seu salário mora em kitnet minúscula e vive na pindaíba, mas não tem nenhum problema com isso, muito pelo contrário, adora o que faz e tem muito orgulho do que já conseguiu com o suor do seu rosto. E em fala em rosto, um rosto muito bonito, sem falar no corpo, e ela sabe disso. Clara não tem nenhum problema e auto estima e adora sair a "caçada".
Ela não perdeu um minuto quando no casamento da sua melhor amiga, Laura, conheceu o médico bonitão João Thomas, foi atração a primeira vista.
Depois de uma noite fantástica com João Thomas o destino se encarregou de agitar um pouco as coisas e jogou de novo na vida de Clara um amigo de adolescência que ela não via desde então, Léo. O problema é que ao contrário do primeiro, Léo não é nem bonito, nem rico. E parece que esses dois vão virar a vida da nossa mocinha de ponta cabeça.
A primeira coisa que eu tenho a destacar de Ser Clara é que eu não fui com a cara da Clara. De jeito nenhum. Não conseguia me identificar com ela. Ela é uma personagem muito sincera, muitas vezes expressa sentimentos que todo mundo tem, mas não admite nem para si mesmo. Mas ela também é bastante fútil, egoísta e egocêntrica. A maneira como ela deixou as coisas serem decididas na vida dela, como ela se absteve de tomar decisões em alguns momentos me deixava com vontade de entrar no livro e dá na cara dela. Até mesmo os valores, com os quais ela pautava as suas atitudes me exasperava.
Contudo, ela também me fez rir diversas vezes, seu jeito honesto fazia as situações ganhar novos ares. E também ela amadureceu ao longo da trama, mas não bastante para me fazer gostar dela.
A história gira toda entorno da rotina e dos acontecimentos nada rotineiros da vida dela, como é bem característico do gênero chick-lit. E apesar de não gostar dela, suas maluquices me divertia muito.
O romance ficou por conta da indecisão dela se rendia-se ao conto de fadas que o João Thomas proporcionava, mesmo aguentando a sogra bruxa e esnobe que vem de brinde. Ou escolhia aquele que quase sempre esteve em sua vida. Mas digamos que romance não é o ponto forte da nossa Clara.
Os personagens secundários são bem explorado na medida que a história permite. Claro que Natália, a sogra bruxa ganhava todos os holofotes, mas todos deram um pouquinho de conteúdo a história.
O final foi um show a parte, porque colocou um pouco de ação na história e amarrou todas as tramas construídas.  A história que é narrada por Clara é muito bem escrita pela autora, prende o leitor do início ao fim e tem uma leitura rápida. A versão que li foi a disponível na Amazon e tenho só tenho a fazer um pequena crítica a revisão final, que poderia ter eliminado alguns erros de digitação e pequenas incoerências em algumas frases. Mas nem isso tirou os méritos de Ser Clara.
Para essa história dei 4 estrelas, pois apesar de ter gostado da história não consegui ter empatia por nenhum personagem. Contudo, mais que recomendo a leitura, principalmente para aqueles que procuram algo para fugir do romance e das mocinhas "banhadas de inocência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)