sábado, 7 de março de 2015

Resenha: Não se Apega, Não.


Olá, primeiramente gostaria de me apresentar: sou a Thaysa, tenho 21 anos, sou apaixonada por geek things e esse é o meu primeiro post aqui no blog.

Para o meu post de estréia resolvi fazer a resenha do mais recente livro que terminei de ler: Não se apega, Não da Isabela Freitas. Bem o que dizer sobre o livro? Primeiro: nunca fiz tantas marcações como as que fiz neste livro, foram 18 marcações! Mas voltando a resenha, Não se apega não é um livro, segundo minhas pesquisas, de auto ajuda que tem o objetivo de "ensinar" ao leitor os passos para desapegar, ou seja, remover da sua vida tudo aquilo que torne o seu coração mais pesado e ser feliz e para comprovar isso logo nas primeiras páginas do livro nos são apresentadas as 20 regras do desapego.


Em outras palavras, o que a autora faz é "ensinar" as leitoras algo que é sabido por todo mundo e é repetido em todos os textos de relacionamento: Que não adianta correr atrás de quem não nos quer, que primeiramente precisamos aprender a sermos felizes sozinhos antes de nos relacionar com alguém, que acima de tudo precisamos ter amor próprio, que precisamos deixar o passado no passado para que possamos ter um futuro melhor e essas coisas "clichês", apesar do livro estar repleto de passagens desse tipo o modo como a escritora introduz eles é divertida e foi isso que achei o maior diferencial no livro.

A história nos traz Isabela, uma estudante de direito de 22 anos que acabou de terminar o seu namoro de dois anos com Gustavo e após esse episódio o que aconteceu com a sua vida até ela se tornar uma mulher totalmente diferente da que conhecemos no início da história. Ao decorrer da leitura, podemos perceber que Isabela é uma pessoa ingênua com relação ao amor (mas afinal quem não é?) e que acredita que todas os homens com quem ela se relaciona são seus "príncipes perfeitos para toda a vida" até acontecer algo que a faz se decepcionar e são nessas situações e relacionamentos, tantos os atuais quantos os passados que Isabela vai tentando nos ensinar (e ensinar a ela própria) a se desapegar e a não criar tantas expectativas; com o decorrer das páginas somos apresentados personagens como Amanda e Pedro, os melhores amigos de Isabela, que tentam fazer com que ela comece a ver e a viver a vida de relacionamentos de um modo diferente do que ela está vivendo.

A leitura é bem leve, agradável e bem humorada, com situações e exemplos cômicos (que muitas vezes nos fazem lembrar de situações que já passamos ou que iremos passar) a escritora conta a sua história de um modo que faz com que o leitor tenha a sensação de que ela está ali, bem na sua frente conversando e contando os causos da sua vida como se fosse melhores amigas, em muitas páginas eu me peguei concordando e me identificando com a Isabela da história e para mim isso me fascinou, pois por se tratar de um livro de auto ajuda ao mesmo tempo você não sente que está lendo um livro de auto ajuda.

Para efeitos de curiosidades, o livro foi escrito por uma blogueira brasileira, isso mesmo, Isabela Freitas é uma blogueira de Juiz de Fora e esse foi o seu livro de estreia no mundo literário.  

Eu recomendaria facilmente esse livro para qualquer amiga minha, é claro que, em minha opinião, esse livro não deve ser lido em qualquer fase da vida, por exemplo, eu que estou em uma fase muito "quero mais é aproveitar a vida" achei sensacional o livro, porém se a pessoa estiver em uma fase mais romântica ou esteja saturada de ler passagens clichês sobre relacionamento, talvez ache esse livro meio clichê de mais ou até sem graça, ou não e acabe gostando da história também, como eu já frisei este livro é para determinadas fases da vida de uma pessoa.

"Todas as pessoas são certas. Isso mesmo. Todas as pessoas que passam na nossa vida são, de alguma forma, certas e necessárias. Ali, naquele momento. Você precisa passar por elas para aprender algumas coisas." - Isabela Freitas.

6 comentários:

  1. Tenho um certo preconceitosinho bobo com livros de auto-ajuda. Não me interesso muito em nem me esforçar pra ler. Sei lá, tenho em mente de que estes livros são cheio de clichês e coisas do tipo "mentalize uma luz roxa e sua vida vai melhorar".
    Porém o jeito que você expôs o livro na resenha, me parece realmente interessante o que a autora conseguiu fazer colocando estes pequenos textos de motivação em forma de crônicas (foi o que eu entendi) e relatos de suas experiências pessoais.

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Tô adorando o blog!
    Só li um auto-ajuda (Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor) e até que gostei pq - embora tenha pesquisas, gráficos e esses blá blá blás que não curto - eu ri pra caramba!
    E esse livro me parece ser divertido tb e tem uma história "disfarçando" a auto-ajuda, deve ser bem legal.
    Me animei!
    Adorei a resenha, Thay.
    Boa sorte pra vcs!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei conhecer você, espero continuar acompanhando suas postagens aqui no blog. :)
    Só tinha visto a capa deste livro e gostei muito de saber sobre a estória. Muito diferente ser um auto-ajuda que ensina através de uma estória, fiquei curiosa para acompanhar! Deve ser mesmo uma ótima leitura.
    Gostei muito do blog, estou seguindo e desejo muito sucesso a vocês <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Thay, esse foi o primeiro livro de Auto Ajuda, onde eu tive um leve interesse. Vou colocá-lo na minha meta de leitura, para eu poder formar uma opinião crítica mais fundamentada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha Thaysa! Vou confessar que sou uma pessoa um pouco preconceituosa quando o assunto é auto-ajuda, mas fiquei realmente curiosa com a maneira que você descreveu o livro. Vai para minha lista de futuras leitura.

    ResponderExcluir
  6. Então, lendo sua resenha já travei nas palavras "auto-ajuda". Realmente não gosto e nem sigo esses livros. Mas depois vi que você fala que algumas coisas são engraçadas e tem até um historinha de fundo. Mas, acho que essa não é a minha fase certa para ler esse livro.
    Mas vai servir de dica para muitas amigas.
    Parabéns pela resenha Thaysa.

    bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)