quinta-feira, 26 de março de 2015

Resenha Adormecida

Fazia um tempo que queria ler este livro e finalmente recebi ele emprestado da Ágata Magno (obrigada Ágataaaa)! Li o livro sem muitas pretensões, realmente não fiqui na expectativa de ser bom, apenas li a sinopse e me interessei tanto pelo fato de ser distopia, quanto por ser uma "releitura" de um conto de fadas, que são duas das minhas paixões literárias. E tive um boa surpresa!



Sinopse: Adormecida - Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

O ínio achei meio confuso. Demorei a perceber que a história se passava em um futuro muito, muito, mas muito distante mesmo. Em que já é possível viagens espaciais, do tipo "dar um pulo" ali em Marte e voltar!!!! Então estranhei algumas expressões e situações, mas depois que entendi essa parte me apaixonei pelo livro.


A obra é uma distopia (e eu amoooo distopias!), mas não cai no lugar comum de "vamos derrotar esse sistema opressor". A história gira toda em torno da protagonista, Rose Fitzroy, e seus dramas. Mas não drama adolescente, drama mesmo, o qual vamos entendendo/descobrindo junto com ela.
Rose é uma personagem que não se encaixa muito bem e é muito melancólica. No ínicio é meio chatinha, mas depois consegue despertar compaixão em que lê. Fiquei com muita dó da guria. Sem palavras.
Eu gostei muito do livro! Para quem espera algum tipo de releitura da Bela Adormecida, esqueça. Eu achei que fosse, mas não me decepcionei porque não esperei por isso. Adormecida é mais que uma releitura, é uma história independente que faz analogia ao conto da Bela Adormecida pelas circunstâncias em que a protagonista vive. E só.
Fiquei querendo saber mais sobre o depois do fim da história. Meio que faltou um pedaço, mas, na verdade, eu encarei meio que como um ciclo da vida de Rose, e o ciclo terminou onde devia, com as lições que ela tinha que aprender.
Li por aí que parece que seria uma trilogia, mas pelo visto, ou desistiram de fazer, ou a informação não era verdadeira. Que dó. Quero mais!!

Um comentário:

  1. Eu também amo distopias. Muito. Mas nem imaginava que este livro seria uma. Achei que era tipo um romance. Será que é livro único? Se for, melhor. Acho que vou procurar e-book. :D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)