quinta-feira, 12 de março de 2015

Resenha: Ele está de volta


 

Oiee, gente! Na minha primeira resenha, acho importante eu usar poucas linhas para me apresentar.

Meu nome é Aline, mas assinarei como Lily. Tenho 21 anos, sou aquariana. Apesar de não acreditar na astrologia, adoro falar que eu sou de aquário  :D

Faço faculdade de Direito, e o ramo do Direito que eu mais gosto é o Penal. Gosto dessa coisa de sangue, pistas, mistérios... Então as minhas resenhas terão uma leve inclinação para esse tipo de leitura. Em um futuro, não muito longe, eu penso em fazer História, então terá algumas resenhas como tema a Segunda Guerra Mundial. 

Ele está de volta - Timur Vermes

O livro traz uma ideia genial ! 
É uma sátira com um dos personagens mais conhecidos da História da Humanidade, porém, não tão amado. Hitler. O homem que matou milhões de pessoas há + ou - 70 anos.


Quando peguei esse livro pra ler, ele me interessou pela a sua sinopse, sem contar com essa capa maravilhosa onde o destaque está no título estampado na capa; a grande característica física de Hitler, o bigode. 

.

Hitler desperta em 2011,  em um terreno baldio. Ele procura e chama por pessoas que faziam parte de seu partido, mas não encontra ninguém; apenas alguns meninos jogando bola e logo estranha a forma que os meninos se dirigem a ele, não o cumprimentando com a saudação Nazista. Hey Hitler! 
As pessoas o estranha, pois acreditam que ele seja apenas mais um humorista, que insiste em não deixar o seu papel. Mas é tamanha a sua semelha com o ex Führer da Alemanha, e a sua forma excêntrica de se comunicar, que ele acaba ganhando notoriedade. Ganha um espaço na mídia, na internet, nos jornais... 

E o livro fica nisso ... Como eu disse, a ideia é fantástica, mas o autor não soube desenvolvê-la. Acredito que seja bem delicado um autor alemão, escrever sobre isso na Alemanha!
Ele até fala um pouco sobre a quantidade de estrangeiros na Alemanha, sobre a primeira ministra (Angela Merkel); mas nada muito profundo. E acaba deixando a leitura muito superficial. 
Há alguns diálogos engraçados, como ver o Hitler lidando com a tecnologia dos dias de hoje. (Televisão, Celular, Computador) ... 

Na minha estante do Skoob, a minha nota para esse livro foram duas estrelas. 
Mas eu não deixarei de recomendar, pois acredito que da mesma forma que o livro não me agradou, possa agradar vocês. 


Marcações

"Em 1933, o povo não foi Subjugado por uma ação de propaganda. Elegeram um Führer de uma forma que até hoje em dia pode ser considerada democrática. Elegeram um Führer de uma forma que apresentou planos com uma clareza irrefutável. Os alemães o elegeram. E até mesmo os judeus..."

"(...)Se quer tanto encontrar os responsáveis, no fim das contas, terá apenas duas possibilidades: ou segue a linha do NSDAP, e isso significa que o responsável é aquele que assume a responsabilidade no Estado do Führer, ou seja, Führer e ninguém mais. ou a senhorita pode julgar aqueles que elegeram ou não destituíram esse Führer." 
                                                                                                              pag 241.

- Chamo a atenção para essas linhas. Pois acreditem se quiser, Hitler foi eleito!




"Esse senhor descobriu que não se agradava à classe trabalhadora apenas com salários mais altos ou algo assim, mas também concedendo a seus representantes dinheiro e amantes brasileiras" 
                                                                                                              pag 277.

- Hmm, o que será que o autor quer dizer com isso ? Será que ele deteriorou a mulher brasileira ? ou o ator quis dizer que as mulheres brasileiras são bonitas? (Fico eu, com a primeira opção).




"Após um incêndio, nunca serei eu aquele que chorará por semanas, até meses pela a antiga casa! Serei aquele que construíra a casa nova. Uma casa melhor, mais segura, mais bonita" 

- Não anotei o número da página, mas está ai mais uma mensagem. 



              Me sigam:
                 Skoob                                                             








4 comentários:

  1. Creio que o livro seja mais uma alegoria de como Hitler seria visto nos dias de hoje do que um romance mais elaborado propriamente dito. Eu sei que vai ter filme dele.

    ResponderExcluir
  2. Eita que nem vou ler!! Hahahahha...adoro livros sobre a Guerra e tudo mais e achei que tivesse um pouco mais de profundidade por trás do livro. Parece ser só isso mesmo: uma sátira de como seria Hitler nos dias de hoje. E ponto.

    ResponderExcluir
  3. A idéia do livro é tão boa, o autor poderia tanto tê-la explorado. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pensei em ler este livro quando vi a sinopse, porque só a idéia de uma volta de Hitler já me revolta. Mas que é uma ideia interessante, é.

      Excluir

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)