segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha: Claros sinais de loucura


“Você nunca conheceu alguém como eu. A menos, é claro, que conheça alguém que tenha sobrevivido a uma tentativa de afogamento pela própria mãe e que agora more com o pai alcoólatra. Se existem outras pessoas assim, gostaria de conhecê-las de pronto.”

Sarah Nelson é uma garota singular de 12 anos. Digo “singular” pois ela enfrenta vários obstáculos provenientes do acontecimento retratado no excerto acima: sua mãe tentou afogá-la e a seu irmão - que não sobreviveu ao incidente - quando tinha dois anos. Desde então, ela e seu pai tentam levar a vida fugindo desse passado, que muda a forma como as pessoas os tratam e atrai a atenção da mídia e de curiosos.


Portanto, a protagonista não apenas enfrenta os dilemas que as meninas de sua idade também passam, como dar seu primeiro beijo de língua, mas também com as consequências de sua história em detrimento do seu próprio desenvolvimento pessoal. Sarah sempre busca sinais de loucura em si mesmo devido a sua carga genética, precisa manter em segredo a história de sua mãe, embora tenha que mostrá-la no projeto de árvore genealógica da escola e ainda precisa lidar com um pai alcoólatra - o que a traz um imenso sentido de solidão. Sua melhor confidente é uma planta e seus desabafos são escritos em cartas para Atticus Finch. Além disso, ela coleciona palavras, sendo algumas suas prediletas e outras, chamadas de “palavras-problema”.

“Nem todo mundo reage às palavras da mesma maneira. Algumas são palavras-problema. Uma palavra-problema muda a expressão da pessoa que a escuta. Amor pode ser uma palavra-problema para algumas pessoas. Loucura também.” (p. 10-11)

“Claros sinais de loucura” nos mostra o amadurecimento de Sarah Nelson em busca de respostas sobre sua vida. A coragem que ela adquire com o tempo nos surpreende. Sua curiosidade a leva não apenas a arriscar medidas que a aproxime de seus fins, mas também a ajudar ao próximo. A obsessão que Sarah por encontrar a loucura em si às vezes a faz confundir elementos emocionais comuns na adolescência com sinais de demência.  Ao mesmo tempo em que a escrita do livro seja simples, também é bem reflexivo. A mente e as dúvidas da personagem são claramente expostas, o que nos evidencia ainda mais os conflitos internos que ela vive.

“Não sou alcoólatra, digo a ela [Planta], porque não bebo. Isso é um alívio. Posso acabar louca como minha mãe e não conseguir evitar. Mas uma pessoa pode evitar beber um drinque. Enquanto eu conseguir fazer isso, alcoólatra continua fora da lista de coisas que vão acontecer comigo. Mas aí meu cérebro me vem com um bom argumento. Se minha mãe é louca e meu pai é, por definição, alcoólatra, então prefiro ser como ele. Qualquer idiota escolheria o uísque em vez da loucura. E Planta disse que eu era louca por estar conversando com ela.” (p. 114)

Também é importante ressaltar as referências que o livro faz à obra “O sol é para todos”. A admiração de Sarah por Atticus retrata a idealização que ela tem de um pai perfeito, já que o seu apresenta falhas que a atingem negativamente. O livro é a sua história predileta e a acompanha em toda sua peregrinação. Aliás, recomendo a leitura do clássico para compreender essas referências, já que se trata de uma narrativa sobre justiça social em uma época em que a discriminação era mais presente.

Por fim, “Claros sinais de loucura” é uma leitura rápida, acolhedora e cativante, que nos apresenta pequenos paradigmas que nos mostra como lidar com os problemas que parecem sem solução e inevitáveis.

5 comentários:

  1. Já tinha lido o nome desse livro citado em algum blog, mas não fazia ideia do que se tratava... Tem uma história de fundo bastante forte :O
    Mas me parece ser uma boa leitura. Gostei da segunda citação no seu texto haha Vou ler qualquer dia, com certeza!

    Adorei a ideia do blog de vocês! <3

    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Está na estante aguardando sua vez! Hahahaha
    Adorei sua resenha e a forma delicada em que retrata os fatos. :)

    ResponderExcluir
  3. Estou sempre pra comprar este livro, mas nunca compro!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha lista de leituras. Ótima resenha, delicada e instigante!

    ResponderExcluir
  5. Claros Sinais de Loucura está na lista dos meus desejados faz um tempão. Tenho que ter este livro pra ontem, a cada resenha que leio dele, só fico mais curiosa caramba.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Suas impressões valem muito pra nós.
Volte sempre! ;)